Entrevista com o governador Herildo Monteiro: Transmissão de cargo será neste sábado, em Blumenau

Postado em: 27 de Junho de 2018

A partir deste domingo, 1º de julho, o Distrito 4650 passa a ser comandado por Herildo Monteiro Filho. Ele receberá o cargo de Helvino Wilsmann, atual governador, numa solenidade que promete ser concorrida, programada para ocorrer em Blumenau, na noite deste sábado, dia 30, nas dependências do Centro Cultural 25 de Julho. No mesmo dia, será empossado o Conselho Diretor da gestão 2018-19 que você conhecerá melhor na próxima edição do Informativo Rotário.

Ainda dá tempo de garantir sua presença na Transmissão de cargo. Acesse o site do Distrito e inscreva-se: http://www.rotary4650.org.br/evento/431

Em entrevista ao Informativo Rotário, o governador Monteiro contou como foi o processo de transição e sua preparação para assumir o posto mais importante que ocupou até o momento, em quase 11 anos de vida rotária.

Monteiro integra o quadro associativo do Rotary Club de Piçarras. Antes de ser eleito governador do Distrito 4650 para gestão 2018-19, ocupou várias funções em seu clube e no Distrito 4650, entre eles: presidente, secretário, tesoureiro, presidente da comissão de Fundação Rotária, facilitador do RLI, instrutor de clube e governador assistente em três oportunidades.

Conheça o governador Herildo Monteiro Filho

O Governador Eleito Herildo Monteiro Filho tem 59 anos. Nasceu em São Paulo (Capital), na região da Mooca. Há 12 anos se radicou em Piçarras. É casado com Eunice de Almeida Monteiro e pai de três filhos: Alberto Monteiro (34 anos); Leandro Monteiro (30 anos) e Ana Clara Monteiro (24 anos).

Monteiro é gerente executivo sênior da Ritter Alimentos S.A. Tem graduações em engenharia química pela Universidade de Campinas (1981) e filosofia pela FEESP (2006). Fala fluentemente inglês e espanhol e o básico em italiano.

ENTREVISTA: “Um sentimento quase missionário para transformar o Distrito num dos melhores do país”

Informativo Rotário: Como foi sua preparação para assumir a mais importante função do Distrito 4650?

Monteiro: Há dois anos estou me preparando para assumir a governadoria, com várias formas de treinamento. Começaram com os treinamentos virtuais na Central de Aprendizado do My Rotary, com o treinamento de governadores eleitos em Atibaia e finalizando com a grande assembléia internacional em San Diego, nos Estados Unidos, em janeiro.

Houve ainda um intercâmbio de nove governadores, junto com o Distrito 6930. Foram 10 dias na Flórida, onde aprendemos muito sobre Rotary Clubs, programas direcionados para juventude e como outros Distritos trabalham o conceito de administração.

Foi um profundo processo de imersão em assuntos de Rotary. Foram inúmeras visitas ao RIBO, na capital paulista para buscar todas as informações possíveis para poder administrar bem o Distrito 4650. A minha esposa também foi envolvida nesse processo de capacitação. E nos sentimos prontos para inspirar os companheiros Rotarianos

Informativo Rotário: Qual o sentimento ao assumir o comando do Distrito 4650?

Monteiro: É um sentimento quase missionário para fazer com que o Distrito seja reconhecido como um dos melhores do Brasil em todos os sentidos. Temos a obrigação de fazer funcionar aqui todos os programas de Rotary.

Tenho uma profunda admiração por meus antecessores. Entendo as dificuldades que passaram como governadores. E por isso o sentimento também é de confiança, pois temos companheiros extremamente comprometidos com o Distrito e em condições de transmitirem inspiração, o lema da nossa gestão. Evidentemente, temos a apreensão por estar chegando o momento, mas preparado para encarar essa missão.

Informativo Rotário: Como a transição de gestão e como Companheiro Governador recebe o Distrito 4650?

Monteiro: Está sendo muito tranquila. Desde o momento da minha eleição para assumir a Governadoria do Distrito 4650, venho mantendo contato quase que diário com o governador Helvino, a quem tenho um sentimento de muita gratidão por todo o apoio. Recebi conselhos de ex-governadores e aprendi bastante sobre outros Distritos para poder, não apenas fazer uma transição, mas tornar o nosso mais eficaz, dentro dos conceitos de gestão que pretendemos implementar.

Informativo Rotário: Qual será o grande desafio de sua gestão?

Monteiro: Recebo o Distrito 4650 em franco crescimento do seu quadro associativo, com a criação de novos clubes. Temos a pretensão de abrir mais clubes, encantar mais os rotarianos para que façam o mesmo com outras pessoas e se associem à nossa organização. É uma organização encantadora que participamos e partilhamos, mas precisamos mostrar isso aos nossos conhecidos para que se juntem a nós. Estamos cada vez mais envolvidos com projetos e ações em benefício do ser humano menos favorecido. Como disse o presidente Barry Rassin, vamos ajudar pessoas que talvez a gente nunca venha a conhecer. E esse espírito eu gostaria que fosse incutido em todos os Rotarianos. E para tal, vamos nos dedicar muito na capacitação. Tenho a obrigação de melhorar aquilo que o governador Helvino fez brilhantemente.

Texto e foto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2017-18