Rotarianos americanos chegam ao Vale para entrega dos equipamentos de hemodiálise da Renal Vida

Postado em: 11 de Junho de 2018

Foram investidos R$ 400 mil oriundos do programa de Subsídios Globais

Uma comitiva de Rotarianos americanos chega ao Vale do Itajaí nesta segunda-feira, onde oficializam a entrega de oito equipamentos de hemodiálise para a Associação Renal Vida, num investimento de R$ 400 mil viabilizado pelo Rotary International, por meio do seu programa de Subsídios Globais. O projeto encabeçado pelo Rotary Club Hermann Blumenau mobilizou outros 23 clubes do Vale do Itajaí, um de Itajaí e quatro americanos. Contou ainda com o aporte de recursos dos três Distritos Rotários, ligados aos clubes envolvidos (4650, 4651 e 5450), além de contrapartidas dos fundos administrados pela Fundação Rotária.

Foram arrecadados R$ 419.098,14. O valor excedente permitiu compra de equipamentos complementares, necessários aos procedimentos de hemodiálise.  Os aparelhos chegaram ao Brasil no final do mês passado, quando começaram a ser instalados nas quatro unidades da Renal Vida: Blumenau, Timbó, Rio do Sul e Itajaí.

A programação dos americanos

A comitiva americana é composta por cinco rotarianos. Eles integram o quadro associativo dos Rotary Clubs de Denver e Mile High – dois dos quatro parceiros internacionais do projeto, ao lado dos clubes Parker, Arvada e do Distrito Rotário local (5450).

Eles chegarão ao Vale nesta segunda, mas o primeiro compromisso oficial está previsto para manhã de terça-feira, quando visitarão a unidade da Renal Vida de Rio do Sul. No retorno, parada na unidade de Timbó. Mas a principal mobilização ocorrerá na quarta-feira, em Blumenau.

Na quarta, logo pela manhã, serão recepcionados pelo prefeito Mario Hildebrandt na Praça da Paz, erguida com o patrocínio dos Clubes de Rotary de Blumenau. Será às 8h30 da manhã. Na noite desse domingo, o espaço público ganhou iluminação especial nas cores americanas. Na visita, os americanos depositarão um pouco de terra vinda das Montanhas Rochosas no globo terrestre que simboliza a união dos povos.

Às 15 horas, a comitiva estará na Renal Vida da cidade, a maior delas e que será contemplada com três equipamentos de hemodiálise. No período da noite, no Teatro Carlos Gomes, haverá um grande evento festivo, reunindo Rotarianos dos três Distritos envolvidos, da Renal Vida, autoridades e convidados.

A programação encerra na quinta, em Itajaí, quando visitam a última unidade da Renal beneficiada com os aparelhos.

Como foi feito o Programa de Subsídio

O Rotary Club Hermann Blumenau montou o projeto. Prontamente o Distrito 4650 e os clubes de Rotary do Vale do Itajaí se solidarizaram com a causa da Renal Vida. Contou ainda com a adesão do Distrito 4651 que responde pelos clubes de Itajaí, uma das quatro cidades contempladas com equipamentos.

Para torná-lo uma realidade, houve a necessidade de buscar o emparceiramento internacional com os Rotary Clubs americanos de Denver, Mile High,

As contribuições desse Subsídio Global somaram US$ 126.118,00. Deste total, US$ 53.590 vieram do Fundo Mundial e outros US$ 35.750,00 do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC). Por fim, mais US$ 36.778,00 oriundos das doações dos Clubes e Distritos. A cotação é feita pelo Dólar Rotário que em abril era de R$ 3,31.

A Renal Vida

Com unidades de atendimento em Blumenau, Rio do Sul, Timbó e Itajaí, a Associação Renal Vida atende 600 pacientes mês, com mais de sete mil seções de hemodiálise – 77% pelo Sistema Único de Saúde.

Dos oito equipamentos, três ficarão em Blumenau, dois em Timbó, dois em Rio do Sul e um na cidade de Itajaí.

Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2017/2018.