21 jovens já sabem seu destino no Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ)

Postado em: 06 de Março de 2018

Foto: Paulinho de Jesus

Um final de semana movimentado para jovens de 15 a 18 anos, inscritos para participar do Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ). O Centro Empresarial de Jaraguá do Sul recebeu 43 jovens para a escolha dos países onde permanecerão por um ano em casas de famílias de rotarianos, com viagens programadas a partir de agosto. Destes, 21 já sabem para onde irão. Outros cinco aguardam a confirmação final pelo país, enquanto os demais estão aguardando vagas que o PIJ  está procurando.

Os 21 intercambistas escolheram vagas em 13 países. O México foi escolhido por quatro deles, seguido por Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, índia, Itália, Holanda, Dinamarca, Tailândia, República Tcheca, Indonésia e Zimbabwe.

Além da escolha de vagas, no sábado ocorreu a Feira das Nações. No domingo teve encontro com os inbounds – intercambistas estrangeiros.

O PIJ

O Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) é um dos principais projetos do Rotary International. Começou em 1927, com o Rotary Club de Nice (França). Intercâmbios entre clubes da Califórnia e países latino-americanos foram iniciados em 1939. Atualmente, 82 países estão envolvidos no PIJ. São mais de 9 mil intercambistas por ano, patrocinados pelo programa.a

São jovens entre 15 e 18 anos, cursando o ensino médio. Que podem se inscrever anualmente para o PIJ. No país escolhido, ele irá morar em residência de rotarianos e cursar o ano letivo.

Do mesmo modo, os clubes que integram o Distrito 4650 recebem intercambistas de outros países.

A listagem completa dos Intercambistas você encontra no link: